Translate

PROJETO ESSÊNCIA DO SER

PROJETO ESSÊNCIA DO SER
Informações e Inscrições :www.projetoessenciadoser.blogspot.com

Somos todos UM

Remember To Breath

Encruzilhada

Medinesp 2013- Maceió

Medinesp 2013- Maceió
Lançamento do livro HOMEOPATIA e ENERGIA

Lição de Vida

Efeito Isaías- Poder da Oração

A Cura atraves das Emoções -1

A Cura através das Emoções 2

A Cura através das Emoções 3

A Cura através das Emoções 4

A Cura através das Emoções 5

Despertando seu Gênio Interior

Despertando seu Gênio Interior 2

Despertando seu Gênio Interior 3

Despertando seu Gênio Interior 4

6 de nov. de 2009

A mente-coração pensa melhor


Se quisermos evoluir internamente não é suficiente encontrarmos atividades mentais que organizem nossa mente. Iremos precisar nos aproximar de nossos sentimentos para desenvolvermos um bom coração.

Os mestres budistas nos ensinam a diferenciar a mente-coração da mente-pensante. A mente-pensante está sempre insatisfeita, enquanto que a mente-coração manifesta-se sempre tranqüila. Quando acessamos a mente-coração vemos tudo com clareza - pois ela é o fluxo natural de nossa energia de base positiva, a mente de paz.

Procuro ressaltar o valor desta mente-coração em meu trabalho psicoterapeutico, pois noto que quando um paciente está falando de seu problema sem senti-lo verdadeiramente, a conversa torna-se um simples bate-papo, que num contexto terapêutico é perda de tempo... É como se ele estivesse se lamentando de algo, mas evitando sentir a dor de seu lamento. Discutir sobre a relação ou discutir sobre os problemas gera poucas mudanças, se não houver a presença da mente-coração.
A verdadeira mudança ocorre somente quando o que pensamos está em sintonia com o que sentimos.

No entanto, em geral, estamos tão sobrecarregados pelas tarefas diárias, que nem nos damos conta do quanto nos tornamos automatizados, frios, isto é, sem expressão afetiva. A concentração diária pode nos tornar pessoas práticas e eficazes, mas, se não pararmos para nos sintonizar com nossos sentimentos, correremos o risco de nos tornar pessoas menos empáticas, mais egocentradas. Desta forma, rebaixamos a capacidade de sentir afeto e gradualmente perdemos a espontaneidade que nutre afetivamente nossos relacionamentos. Conseqüentemente, passamos a nos sentir distantes uns dos outros e nem sabemos o por quê...

Lama Gangchen costuma nos alertar para o fato de que deveríamos sentir amor com mais freqüência. Nossas palavras perderam sua força, justamente, porque não estão mais imantadas de amor verdadeiro: Palavras ditas com amor possuem o poder de transformar a realidade; pelo poder da verdade as coisas se manifestam.

Acredito que nos falta praticar mais atividades contemplativas, que nos levem a desacelerar a mente para que possamos nos aproximar do tempo do coração. Estar em contato com a natureza nos ajuda muito a acessar nossa mente-coração. Quando nos emocionamos diante da beleza de um pôr-do-sol, entramos em sintonia com seu tempo lento e constante, o que naturalmente desacelera a nossa mente-pensante.

Quando relaxamos em nossa qualidade de base energética positiva, conseguimos pouco a pouco romper o hábito de atacar ou defender, seja a nós mesmos ou aos outros. Uma vez menos reativos, nos tornamos mais suaves, mais disponíveis para os outros. A suavidade é uma qualidade inerente à nossa base de energia pura: ela indica que finalmente acessamos a mente-coração: nos sentimos vivos e bem despertos.

Extraído do livro Mania de Sofrer de Bel Cesar, Editora Gaia.

Nenhum comentário:

Energia Quântica

EARTH PLANET

Uma Prece ao Melhor do teu Ser

Gregg Braden- Sentimentos, Emoções...

Eletrofisiologia da Intuição

A VIDA É MÁGICA

Prosperar

Cura Energética- Gregg Braden

ROBERT HAPPÉ

Transformando seus Sonhos em Realidade 1

Transformando seus sonhos 2

Transformando seus Sonhos 3

Livro Homeopatia e Energia

O PODER DA INTENÇÃO

Intenção 2

Intenção 3

Validação

ValidaçãoII