Translate

PROJETO ESSÊNCIA DO SER

PROJETO ESSÊNCIA DO SER
Informações e Inscrições :www.projetoessenciadoser.blogspot.com

Somos todos UM

Remember To Breath

Encruzilhada

Natureza-

Medinesp 2013- Maceió

Medinesp 2013- Maceió
Lançamento do livro HOMEOPATIA e ENERGIA

Lição de Vida

Efeito Isaías- Poder da Oração

telepatia entre cães e donos

A Cura atraves das Emoções -1

A Cura através das Emoções 2

A Cura através das Emoções 3

A Cura através das Emoções 4

A Cura através das Emoções 5

Despertando seu Gênio Interior

Despertando seu Gênio Interior 2

Despertando seu Gênio Interior 3

Despertando seu Gênio Interior 4

6 de fev de 2010

Ayurveda



Este artigo foi retirado do site abaixo, que resume o olhar da Medicina Ayurvédica.
Como Homeopata, Terapeuta Floral e Ayurveda, ofereço um leque de tratamentos , todos muito eficazes, observando qual o melhor deles para cada situação em especial. Esta terapêutica milenar necessita ser melhor difundida, pq atua em todos os nossos corpos e nos alinha com o Universo de forma consciente.
Ayurveda deriva de duas palavras sânscritas: "Ayus", que significa "Vida", e "Veda" que significa "Conhecimento". Ou seja, é o "conhecimento da vida humana".

“O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” (Caraka Samhita).


A Medicina Ayurvédica ou Ayurveda
Segundo esta definição, a Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida. Sua evolução e desenvolvimento tem milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita (escola de clínica médica), Susruta Samhita (escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvédica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.

Segundo a medicina Ayurvédica, no universo tudo é formado pelos cinco elementos básicos da natureza, que são chamados de panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico. São eles o espaço ou éter, o ar, o fogo, a água e a terra. Esta ciência tem como objetivo estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano. Nesta filosofia, o ser humano é um microcosmo do universo, que é o macrocosmo. Os elementos se unem de dois em dois e formam os doshas, ou humores biológicos. Os doshas atuam na fisiologia humana e na formação dos desequilíbrios psicofísicos. O dosha Vata é formado pelo éter e o ar; o dosha Pitta, pelo fogo e a água; e o dosha Kapha, pela água e terra. Quando há equilíbrio, pode-se dizer que os doshas são as expressões fisiológicas dos cinco elementos. Mas quando há desarmonias, tornam-se suas expressões patológicas.

O dosha Pitta (fogo e água) é moderado, quente e oleoso. Age principalmente na função metabólica e digestiva. Localiza-se no estômago e duodeno (intestino delgado). Quando Pitta está desequilibrado ou patológico, promove uma condição clínica associada ao aumento de fogo e água (calor e umidade) no corpo físico: aumento do suor, pele sensível e avermelhada, olhos vermelhos, queimação abdominal e azia, intestino solto, calores no corpo, agressividade e irritabilidade. As principais doenças associadas ao dosha Pitta são gastrite, úlcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de raiva e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse.

O dosha Vata (espaço e ar) é leve, frio, móvel seco e rápido. Ele age principalmente nas funções excretória e nervosa. Localiza-se no intestino grosso. Quando Vata está desequilibrado ou patológico, gera uma condição clínica de aumento de espaço e ar (movimento) no corpo físico: ressecamento, perda de peso, frio, prisão de ventre, gases, inquietação, ansiedade, medos, insônia e depressão. As principais doenças associadas ao dosha Vata são dores em geral, fibromialgia, problemas de coluna, flatulência, síndrome do intestino irritado, colite, artrose, cefaléia, constipação, doença de Parkinson, demência senil e síndrome bipolar


O tratamento dos desequilíbrios exige que se identifique qual dosha está em desarmonia, o que é chamado de diagnóstico do desequilíbrio.

O Ayurveda utiliza uma série de elementos terapêuticos para equilibrar os doshas: massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, hábitos saudáveis, oleação e sudação (purvakarma), fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), atividade física, prática de yoga e meditação.

“Aquele que se satisfaz diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam (o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado (demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais (agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” (Vagbhata, Astanga Hrdayam, tradução de Murthy, 2007: v. I, p. 52).


Autor(a): Editorial Luz & Terra

Nenhum comentário:

Energia Quântica

EARTH PLANET

Uma Prece ao Melhor do teu Ser

Gregg Braden- Sentimentos, Emoções...

Eletrofisiologia da Intuição

A VIDA É MÁGICA

Prosperar

Cura Energética- Gregg Braden

ROBERT HAPPÉ

Transformando seus Sonhos em Realidade 1

Transformando seus sonhos 2

Transformando seus Sonhos 3

Livro Homeopatia e Energia

O PODER DA INTENÇÃO

Intenção 2

Intenção 3

Validação

ValidaçãoII