Encruzilhada
Medinesp 2013- Maceió
Lição de Vida
Efeito Isaías- Poder da Oração
A Cura atraves das Emoções -1
A Cura através das Emoções 2
A Cura através das Emoções 3
A Cura através das Emoções 4
A Cura através das Emoções 5
Despertando seu Gênio Interior
Despertando seu Gênio Interior 2
Despertando seu Gênio Interior 3
Despertando seu Gênio Interior 4
29 de mai. de 2009
28 de mai. de 2009
23 de mai. de 2009
APROFUNDE SUAS RAÍZES (Essência de Luz – Padre Pio)
Depois dessa conversa, seu vizinho mudou-se e passou alguns anos fora. Ao retornar, notou que na casa do médico havia um lindo bosque. Fazia um vento muito forte e gelado. As árvores da rua estavam arqueadas ao rigor da ventania. Entretanto, no quintal do médico as árvores estavam sólidas, praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela tormenta.
Muitas vezes diante de um problema ou situação difícil ficamos esperando a solução vir do lado de fora e nada fazemos para que as coisas sejam diferentes. Deixamos de ir buscar a solução dentro de nós, não usamos nossa força interior que é a capacidade que temos de ser maiores que os problemas.
Coragem! Você pode ir buscar essa força dentro de você!
Aprofunde a partir de agora as suas raízes e busque essa água na profundidade do solo da sua alma. Não espere mais que alguém venha regar o seu jardim. Segure nas mãos de Deus e supere as tempestades da vida.
O Que é COACH - INAP
Coaching tem hoje o sentido de treinar, de ajudar pessoas a se dedicarem e a ter entusiasmo no cumprimento de seus objetivos. A palavra traz consigo a idéia de ajudá-las a sair de um estado atual e a alcançar um estado desejado.
Benefícios:
No nível pessoal:
•Melhora da qualidade nas relações pessoais
• Aumento da autoconfiança, das habilidades e da auto-satisfação
•Ampliação das possibilidades de auto-realização a partir da formulação de metas baseadas em princípios e valores autênticos
•Dinamização da capacidade de gerenciar a própria vida
15 de mai. de 2009
Tai Chi - Uma arte a ser vivenciada
O conceito de T’ai Chi significa apenas uma forma de recuperar o equilíbrio; é uma maneira de retornarmos a nós mesmos, abandonando momentaneamente os conflitos e as confusões que vivenciamos na vida diária. Tai Chi, não é um nome exótico, nem significa uma sabedoria oriental, mas a sabedoria dos próprios sentidos, do corpo, mente e espírito em um só processo.
A essência do T’ai Chi na realidade é de ajudar cada um de nós travarmos conhecimento com o sentido de realidade que existe em nós; do processo criativo de ser o que se é. É uma disciplina na qual você pode “mergulhar” e praticar, lhe trazendo inúmeros benefícios. São necessários anos para conseguirmos descobrir o T’ai Chi em nós, e o aprendizado nunca acaba.
Devemos voltar a ser crianças. Precisamos voltar a respirar como bebês; a visualizar e fantasiar como antes, quando ainda éramos pequenos. Ser infantil, não significa ser imaturo, e com a prática, em alguns momentos vamos voltar a ser crianças, ou redescobrir a criança em nós.
Quando éramos crianças, a cada dia descobríamos algo novo em nosso corpo, e com o tempo fomos perdendo a espontaneidade, a naturalidade, a liberdade, o equilíbrio, o ritmo... Nos robotizamos, e nossos corpos passaram a ficar distorcidos, para tomar a imagem de algo que pensamos ser. Não somos mais naturais como éramos quando nascemos; não respiramos como os bebês, não nos movemos mais como animais selvagens; estamos “domesticados” e "paralisados”, com muitas “camisas de força”, que somos a todo o momento obrigados a vestir; temos dobras e travas demais no corpo, condicionamentos que levamos anos a fio programando; conceitos e preconceitos enraizados, e agora é hora de começar tudo de novo, do fim para o começo, quebrando as amarras, desfazendo laços, reencontrando com o meio que há tanto tempo atrás nos protegeu durante nove meses (água). O retorno é mais fácil, porque já conhecemos o caminho;
Crescemos, e cada um de nós provavelmente passou por momentos que queríamos ser melhores os superar na forma; fazer tudo correto.
No T’ai Chi se aprende com o corpo à medida que se pratica; com o tempo ele se tornará sua própria criação, e a única maneira de descobrir onde está, é mergulhando diretamente no meio e aprender, fazendo.
Precisamos apenas começar, passo a passo, re descobrindo-nos, re harmonizando-nos com o universo do nosso ser, de nossa essência... Temos tempo, muito tempo para esta viagem.
Fonte: Expansão e recolhimento, a Essência do Tai Chi. (Al Chung Liang Huang).
TAI CHI CHUAN – A TÉCNICA
O Tai chi chuan, baseia-se em exercícios físicos milenares que reproduzem movimentos de animais e os ritmos da natureza. Ensina ao praticante técnicas respiratórias e métodos eficazes no combate ao stress. Está prática visa a integração entre corpo, mente e espírito, levando o praticante a centrar-se em si mesmo, permitindo maior aprofundamento através da respiração direcionada para o Tan Tien. Aos poucos permite o maior conscientização de si e de seus estados, melhorando o aproveitamento da energia e o integrando melhor com o mundo exterior.
O Tai Chi Chuan tem sua origem na antiga China e foi uma das maiores febres orientais praticadas no Ocidente em praças, florestas, ruas e praias.
A prática inicia-se com a preparação, e visa a integração ao ritmo dessa arte. A preparação não é um aquecimento, mas sim, um trabalho de desbloqueio do caminho da energia. Preparando o corpo para a busca do equilíbrio, a médio e longo prazo. Isso é conseguido através dos movimentos lentos, circulares, contínuos e soltos. Dentro desse conceito, envolvemos dois tipos de flexibilização que são muscular e articular. Esta flexibilização é quem propicia a fluidez da energia ou o desbloqueio do caminho da mesma.
O Tai Chi Chopin envolve o trabalho duas polaridades (Yin/Yang) visando o equilíbrio entre essas duas forças e se trabalharmos só o lado Yin ou só o Yang estaremos desequilibrando o fluxo de energia no organismo, este equilíbrio é buscado nas formas cíclicas e é mutável.
Dentro desse conceito temos os movimentos de Tai Chi, que têm uma forma de respiração e uma postura específica. Os movimentos são lentos, ritmados e o ritmo é promovido pela respiração. Quando trazemos o movimento para si, trazemos também a respiração, quando expandimos o movimento expandimos a respiração ou simplesmente expiramos, com o tempo o praticante aproxima-se mais de si, conhecendo-se melhor e a sua postura deve ser sempre segura, estável e confortável e é expressa pela coluna sempre ereta, que com o passar do tempo, é incorporada ao caráter do praticante.
Também temos as formas dois a dois ou Tui Shou, onde o praticante entra em contato direto com a energia do outro. Nesta parte ele aprendendo a manter-se neutro, dar limites e a perceber como está esse outro. Ensina a ceder, desviar, e devolver a energia do parceiro a ele mesmo, sem que o primeiro saia do seu centro.
"Profº Roberto Barbosa de Melo - Profº de T'ai Chi Ch'uan da UERJ"
10 de mai. de 2009
O Lado Oculto das Doenças
O homem tende a atribuir seus males e sofrimentos a forças exteriores ou a um destino adverso, ignorando ou não querendo saber que, na maioria das vezes, é ele mesmo o responsável pelos seus males, e que o destino nada mais é do que a manifestação de uma lei de equilíbrio, por ele mesmo criada. Agora que temos conhecimento da forma como adoecemos, o que fazer? Sermos OBSERVADORES atentos de nós mesmos, conhecer-nos, transformar-nos, reformar-nos, este é um bom começo. O tempo gasto tentando mudar o mundo ao nosso redor é em vão, porque não sabemos utilizá-lo adequadamente. Em primeiro lugar, é preciso olhar para dentro de si mesmo, observar quem de fato nós somos, sem máscaras, com honestidade. Mas, também de nada adian¬ta, logo que descobrimos nossas falhas, ficarmos tentando desesperadamente nos livrarmos do que antes nos era oculto; não devemos nos fixar nas características negativas, nas nossas imperfeições, apenas aceitá-las, sem provocar resistência. A cura de nossos males só ocorre na consciência. É importante receber as mensagens dos sintomas, aprender com eles e crescer espiritualmente. A Doença é a grande oportunidade que nós, seres humanos, possuímos, ela é o verdadeiro CAMINHO para a CURA. Quando conseguimos observar nossos problemas, amadurecemos; amadurecendo, crescemos; e, através do nosso crescimento interior, conseguimos nos CURAR.
7 de mai. de 2009
Projeto Semente Viva
Não tínhamos nenhum registro do projeto, e um dia, por necessidades de crescimento da Casa os canteiros deram lugar a um estacionamento. A idéia já materializada parecia terminar ali; mas não conhecemos mesmo o que nos revela o Grande Arquiteto, e mesmo não entendendo a mensagem por de traz daquele momento, me rendi, certa de que se algum dia esta idéia tivesse que continuar, outro local surgiria, assim como as condições necessárias para refazer a Horta medicinal.
Os anos se passaram. Em 2006 durante um curso que realizei em Campinas (Emotologia), participei de uma dinâmica onde deveríamos vivenciar uma intenção alinhada com o Universo; uma contribuição ao Planeta... e eu resgatei da minha memória aqueles canteiros!
Hoje, maio de 2009, fui levada por outras circunstâncias a conhecer uma Casa de Repouso, tb na Taquara em Jacarepaguá- RJ, chamada Casa de Repouso São Francisco de Paula. Lá residem 60 idosos, sendo um eles minha tia, hoje com 86 anos. Foi através dela que um dia re encontrei um espaço! naquele instante senti meu coração disparar, e " vi" os canteiros renascerem!!!!
Assim, com a aceitação da proposta pela Casa, começaremos este projeto- SEMENTE VIVA, que tem como finalidade levar aos idosos e cuidadores daquele local, os benefícios e poder terapêutico das plantas; incentivar as pessoas que apreciem a Natureza, a " cuidar" com AMOR esta dádiva que temos a nosso dispor; conscientizar a todos aqueles comprometidos direta ou indiretamente com o projeto, a responsabilidade em compartilhar e contribuir para um Bem Maior, que estejam acima de interesses pessoais.
Sou Grata
Ho'oponopono- Um novo olhar
" Aproveite sua turbulência Emocional"
Descrevo aqui parte dos parágrafos que ontem, ao ler, fez sentido pra mim:
"...A Turbulência Emocional é uma importante barreira para a realização espontânea do desejo, mas é possível transformar a energia negativa em um nível mais elevado de consciência.
A palavra "MOSKA" em sânscrito, quer dizer LIBERDADE. Quando este sutra ressoa dentro de nós, ele expressa: "Estou emocionalmente LIVRE". A minha alma está livre do melodrama, do resentimento, do rancor, da hostilidade e da culpa. Estou livre da presunção; Estou livre do egoísmo; Estou livre da autocomiseração; Sou capaz de rir de mim mesmo! Percebo o humor na minha vida".
Enfim, a liberdade emocional, também leva a liberdade psicológica e espiritual.
Só estes parágrafos mostram como estamos ainda presos a tantas emoções que travam nossa expressão verdadeira, e que durante uma turbulência emocional, é preciso antes de mais nada, voltar o olhar para dentro e compreender o que está por traz de tudo.
Mais a frente do capítulo, existem alguns passos que nos levam a entender melhor o que se passa em nosso interior.
"... O primeiro passo para converter as emoções é ASSUMIR a RESPONSABILIDADE pelo que você está sentindo. Para fazer isso, você precisa reconhecer a emoção. O que está sentindo? Onde sente no corpo? Assim que conseguir identificar o sentimento, OBSERVE-O; experimente-o o mais objetivamente possível, como se fosse outra pessoa que estivesse olhando à distância. Por exemplo, a raiva é desencadeada pela dor. Descreva a dor apartir desse ponto de vista objetivo. Depois que a dor foi identificada, você pode começar a expressá-la, liberta-la e compartilha-la. Transforme a experiência dolorosa em uma nova percepção. Quando abraçar a dor desta forma a turbulência emocional desaparecerá e o caminho para o sincronismo ficará novamente desimpedido".
" Inteligência Espiritual"
12 Semanas que podem mudar uma Vida (Dr. Augusto Cury)
1- Ter consciência que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta.
2- Procurar o sentido da vida e a razão para a vivência.
5- Ter consciência da temporalidade da existência.
6- Descobrir esperança na desolação; conforto na tribulação; coragem nas perdas; sabedoria no caos.